sexta-feira, 31 de março de 2017

FÓRUM DE DISCUSSÃO - MÚLTIPLO 6

Preto e Branco ou Colorido?

Dando sequência aos questionamentos feitos a diversos desenhistas no número anterior, mais algumas respostas enviadas por amigos e leitores do Múltiplo! E você, já opinou? Não? Está esperando o que para interagir?
Perguntas para artigo do Múltiplo: O que você prefere quando desenha HQ/Ilustração, Preto e Branco e Colorido? Por quê? O que te inspira nessa escolha e qual o sentimento em relação à sua escolha preferida? Com a palavra, os desenhistas:

Prefiro em cores, pois creio que o bom uso delas dá um toque mágico à criação. Embora eu prefira em cores, boa parte do que já fiz foi publicado em preto e branco devido aos custos de impressão. Lembrando que eu sou mais da parte escrita, as obras que tenho com desenhos fiz mais em parceria com Edgar Franco, o Ciberpajé. Meus desenhos por enquanto deixo apenas como uma arte guardada para meu prazer, não divulgo tanto quanto meus textos. Acho que o mais importante, seja no desenho, no texto ou qualquer expressão artística é criar sem amarras, sem demandas, como um processo de cura interior que acontece durante o ato de criar. Nieva Rosle Balisi é escritora e sacerdotisa da Aurora Pós-Humana. Contato: Página Escritos da Nieva Rosle Balisi no Facebook.
[Nieva Balisi]

Minha formação básica como artista foi com o preto e branco numa época que era impensável ver reproduções colori-das de meus trabalhos. Assim, só comecei a trabalhar mais efetivamente com cores aos 18 anos de idade, quando entrei para a Faculdade de Arquitetura da UnB. Nunca deixei de amar o preto e branco e continuo produzindo e explorando suas múltiplas possibilidades técnicas, mas aprendi a amar a expressão colorida também e divirto-me muito criando obras em cores.
[Edgar Franco]

Gosto do P&B pela praticidade no acabamento e poder fazer auto contraste com nanquim. Em HQs de terror, que é um dos gêneros que mais gosto de fazer, funciona bem demais!
[Carlos Henry]

Como leitor prefiro a cores, como autor depende, algumas ideias surgem pedindo cores e outras pedindo P&B, haverá ou aguada ou contraste a pincel. A dificuldade de publicar e custo reduzem a produção a cores e eu desenho em ritmo europeu, o oposto do mangá; ou seja, uma ilustração colorida leva 18 a 36 horas e uma HQ colorida de três páginas como a do Visões de Guerra Pátria Armada levou 3 meses.
[Flávio Calazans]

Boa noite. Sou das antigas e como tal, sou apaixonado pelo traço puro da tinta preta (Nanquim). Mas também gosto das cores. Não gosto do meu colorido, porquê fazer uma ótima colorização leva tempo e tempo é um luxo que não tenho há muitos anos. Tudo me inspira, desde as séries da Netflix, noticiários no Yahoo, coisas do cotidiano. O artista não tem que escolher, mas deve encarar cada trabalho como um novo desafio e ser melhor que no último trabalho. Qualidade, tanto no texto como na narrativa dos desenhos.
[Airton Marcelino]

Olá André, como disse por estes dias, tenho andado fora. Vou agora então responder às perguntas. Não tenho uma preferência. Gosto tanto de trabalhar a preto e branco como a cores, tendo a perfeita noção de que são duas formas de trabalhar distintas. Por exemplo, atualmente sinto-me mais motivado com o preto e branco e toda a complexidade de texturas que essa técnica envolve, mas existem outras alturas em que a riqueza de trabalho da cor me atrai. Por isso, a escolha depende unicamente daquilo que sinto em determinado momento. E confesso que quando escolho se quero desenhar de uma determinada forma nem sequer penso no custo que isso envolve. O mais importante na hora de começar a trabalhar para mim tem unicamente a ver de como é que vou gostar do trabalho, porque de certa forma quando vou começar a desenhar ou pintar eu o tenho visualizado na minha cabeça. O importante, acima de todo o resto, é no fundo o desafio da criação e a constante procura de novas técnicas e formas de trabalhar. Pronto, com este pequeno texto espero ter respondido de forma satisfatória às questões colocadas. É que a escrita inteligente de vez em quando prega-nos peças.
[João Amaral]

Nossa discussão vai continuar, envie a sua opinião e interaja com os demais participantes... abraços e até a próxima.
André Carim

CAPA E CONTRACAPA ORIGINAIS DE CAYMAN MOREIRA

MÚLTIPLO 6 - ABRIL DE 2017

MAIS UMA EDIÇÃO DO FANZINE MÚLTIPLO CHEGA RECHEADA DE ATRAÇÕES!! GRANDES ENTREVISTAS, MUITA HQs E RECHEADO DE NOVIDADES!!! VEM PARA O MÚLTIPLO, BAIXE JÁ O SEU EXEMPLAR ON-LINE E ADQUIRA O IMPRESSO!!!

ERRATA DESTA EDIÇÃO: A HISTÓRIA EM QUADRINHOS "CÉREBRO CANIBAL" É DE AUTORIA DE WATSON PORTELA (TEXTO E DESENHOS) E RAFAEL PORTELA (TEXTO, DESENHOS E ARTE-FINAL)

Múltiplo 6 - PDF by André Carim on Scribd

domingo, 26 de março de 2017

ENTREVISTA COM OMAR VIÑOLE - MÚLTIPLO 5

Múltiplo: Desde quando trabalha com Quadrinhos?
Omar Viñole: Profissionalmente desde 1995, mais ou menos, já faz um bom tempo! (Risos)

Múltiplo: Tem algum artista em quem se inspira?
Omar Viñole: Vários. Não tenho um único específico. Gosto desde os que fazem trabalhos mais modernos, estilizados, mais caricato, anatomias exageradas, como os das antigas, os mais acadêmicos.

Múltiplo: Qual seu trabalho favorito?
Omar Viñole: Difícil escolher um só. Todos têm uma coisa que mar-ca pelo momento e pelo tempo que você se encontra quando estava produzindo. Posso citar o Yeshuah, onde fiz a arte-final para o Laudo Ferreira, a produção de todo o trabalho levou uns 13 anos e sempre estava fazendo a arte-final das páginas mesmo entre um trabalho e outro. E tem o Coelho Nero que são as tiras que faço desde 2009.
Múltiplo: Qual sua pretensão com relação a Quadrinhos?
Omar Viñole: Minha pretensão é continuar produzindo HQs, sendo fazendo arte-final e cores, onde faço mais, ou mesmo desenhando. Simples assim! Risos
Múltiplo: Fale um pouco do Coelho Nero. É somente tiras ou já pro-duziu HQs com ele? Tem algum outro personagem em tiras?
Omar Viñole: O Coelho Nero surgiu para passar o tempo. Como sempre faço mais arte-final e cores para outros desenhistas, queria fazer alguma coisa que pudesse desenhar, mas que fosse meio rápido de fazer, como na época estava ficando mais visível os blogs com tiras e seria fácil colocar na net para divulgar, comecei a brincar com isso e, com o personagem, faria minhas críticas e colocaria minhas inda-gações na boca dele. O Coelho Nero surgiu de um rabisco e como gostei da cara dele pensei em tiras. Nunca fiz uma história de HQ com ele, acho que não cabe, o Nero foi criado para tiras mesmo, mas não sei no futuro, se me dá uma ideia, posso fazer. No momento só tenho o Coelho Nero mesmo que criei para fazer tirinhas! (Risos)
Múltiplo: Como você vê a HQ nacional nos dias de hoje?
Omar Viñole: Olha, não lembro de uma época tão boa como agora. Muita produção. Muita produção boa. Muitos eventos, uma maior visibilidade. Estamos no caminho. Ainda tem muito chão para correr, mas creio que estamos num bom caminho. (Risos)

Múltiplo: Tem algum artista que chama sua atenção?
Omar Viñole: Nacional? Tem vários. Não dá para citar um só! Como roteirista tem o Daniel Esteves, Alex Mir, Laudo Ferreira, Lillo Parras, e vários outros. Desenhistas tem vários, muito talentosos, Gustavo Bor-ges, Will, Alex Rodrigues, Caio Majado, Alex Genaro, Laudo Ferreira, (claro, rsrsrs) e, também, vários outros! (Risos)

Múltiplo: Qual estilo de HQ você prefere fazer? Humor, ficção, aventura ou comédia?
Omar Viñole: Não sei se faço bem, mas gosto de todos os estilos de histórias. Sendo uma boa história e me dê um desafio para fazer, que eu curta desenhar, tento fazer o melhor possível.

Múltiplo: Nos conte um pouco de sua parceria com o Laudo Jr., e como funciona? Essa parceria se resume a ilustrações? Tem HQs em parceria com ele?
Omar Viñole: Conheço o Laudo há mais de 20 anos. Na época ele estava procurando um arte-finalista para fazer a adaptação do qua-drinho do filme do Zé do Caixão, “Esta noite encarnarei em teu cadá-ver” e começamos a trabalhar juntos desde então. Criamos o Estúdio Banda Desenhada, que durou até esse ano de 2016, e trabalhamos juntos tanto em quadrinhos como em ilustrações pra editoras, empre-sas e o que aparecia para fazer. Rsrs. Fizemos muitas HQs juntos. A trilogia Yeshuah, que ficamos produzindo durante 13 anos, Depois da Meia Noite, Alto da Barca do Inferno, Tianinha e muitas outras.

Múltiplo: Nos fale um pouco sobre “Cadernos de Viagem”, o que achou da repercussão? Qual foi sua participação na revista?
Omar Viñole: O Cadernos de Viagem é uma história mais pessoal do Laudo. Fala um pouco da história dele com os pais e trata de uma forma mais espiritualista dentro do que o Laudo acredita. A repercus-são da HQ está sendo boa. Ela vem recebendo muitos elogios, pelo roteiro, desenhos e também pelas cores, onde foi a minha participa-ção da HQ.

Múltiplo: Tem algum outro projeto em vista?
Omar Viñole: Com o Laudo? Tenho mais 2, mas ainda não posso falar sobre eles! Rsrs

Múltiplo: Fale um pouco de Yeshuah, o que é este trabalho e qual sua participação?
Omar Viñole: O Yeshuah foi um trabalho bem grande. Quase qui-nhentas páginas onde fiz a arte-final no desenho dele. Ficamos pro-duzindo durante 13 anos, entre outros quadrinhos que produzimos durante esse período. Quando começamos não era tão fácil publicar com editoras e independente nem pensar. O Laudo bateu na porta de muitas editoras antes de fechar com a Devir. Muito editor além de não ter muita grana para apostar na obra também não entendia o que era uma história de Jesus que não tinha um formato que já viram, pois, nos quadrinhos sempre as histórias de Jesus ou são retratados como religiosos ou com depreciação da figura dele.

Múltiplo: E Orixás?
Omar Viñole: Orixás do Orum ao Ayê teve roteiro do Alex Mir que chamou eu (arte-final e cores) e o Caio Majado, desenhos, para pro-duzir uma HQ onde se contava as lendas dos deuses Orixás, como é a criação do Mundo pela lenda deles. O Alex colocou no Proac, incenti-vo do governo do Estado para produzir quadrinhos, e passamos, ban-camos a impressão e o Alex levou pra Nobel distribuir para a gente. Ano passado o Alex publicou independente Orixás - O dia do Silên-cio, também comigo e o Caio Majado, onde republicou 3 HQs que produzimos para a revista Orixás, da editora Minuano, se não me en-gano. Ambas as HQs são inéditas com o tema Orixás nos quadrinhos onde a obra não aborda o tema religioso e sim cultural sobre os Deu-ses africanos, numa abordagem mais mitológica sobre os Deuses Ori-xás.

Múltiplo: Algum outro trabalho te chamou a atenção?
Omar Viñole: Olha, já fiz tanta coisa e tenho um carinho por todos eles, sem dúvida, junto com Yeshuah, Zé do Caixão, Depois da Meia Noite, Orixás e Coelho Nero, não pode ficar de fora a Tianinha, uma HQ erótica de 4 páginas mensais que produzi com o Laudo (roteiro e desenhos) durante 9 anos para a Editora Rickdan. Tianinha saía na revista Total, revista masculina de baixo valor, formatinho, para as bancas e todo mês tinha uma aventura com uma loira gostosa que gostava de muita sacanagem, não só corporal, mas nas suas histórias também onde tinha muito humor. Criamos muita coisa lá, eu dava algumas ideias para o Laudo que desenvolvia as histórias dela. O Laudo convidou muita gente para participar da HQ, Marcos Pereira que fez as primeiras histórias com a loira, Leonardo Santana, Emir Ribeiro, Daniel Brandão e muitos outros.

Múltiplo: Como você acompanha o mercado alternativo de fanzines e revistas nacionais?
Omar Viñole: Infelizmente conheço muito pouco a produção de zines. Com o crescimento das HQs independentes, creio eu, que os zines saíram um pouco do foco, coisa que, antigamente, a produção de zines era muito grande, pois era a forma que se tinha de fazer uma “HQ” independente. (Risos)

Múltiplo: Qual personagem criado por você é seu favorito?
Omar Viñole: Que produzo só o Coelho Nero mesmo, por enquanto! Rsrs. Tenho outros personagens que ainda quero fazer uma história em quadrinhos, mas o tempo não deixa me dedicar muito. Então o meu favorito, até o momento, é o Coelho Nero! Rsrs
Múltiplo: Como é produzir e-HQs? Conteúdo online vem tomando conta do cenário, como vê essa forma de produzir?
Omar Viñole: Acredito que toda forma da pessoa disponibilizar uma HQ é válida. Nem todo mundo consegue publicar com uma edi-tora e sabendo como divulgar tem como atingir um grande público pela internet, disponibilizando para a leitura. Conheço o Pessoal do Petisco que estão sempre produzindo e publicam semanalmente suas histórias no site. Tem várias publicações em blogs, Wordpress, sites de quadrinhos, tiras na net. E hoje tem também a Social Comics onde tem um crescimento grande de público que lê HQs em tablets e celu-lares.

Múltiplo: Poderia falar de novos artistas? Dos antigos, quem inspira você? Quem pode ser considerado “o cara” para você?
Omar Viñole: Para mim é difícil eleger um cara só. Gosto de vários desenhistas com estilos diferentes. Will Eisner, John Byrne, Alan Da-vis, Walter Simonson, Paul Smith, Moebius, são alguns dos meus de-senhistas favoritos. Novos, nem sei se é novo (rsrs), mas o Chris Sam-nee é um que gosto muito do estilo de desenho dele. Tem o Stuart Immonem que também curto muito. Posso ficar o dia todo lembrando de algum e vai ficar faltando! Rsrs

Múltiplo: Como você definiria Omar Viñole?
Omar Viñole: HAHA! Não sei. Simplificando, acho que gosto das coisas simples, gosto da minha vida do dia-a-dia, paz, tranquilidade, essas coisas! Rsrs

Múltiplo: HQs ou tiras? Qual sua preferência?
Omar Viñole: Tanto como leitura quanto a de produzir, gosto dos dois. Faço as tiras do Coelho Nero porque é mais rápido, e não sou roteirista, então...rsrs

Múltiplo: Onde podemos encontrar trabalhos seus?
Omar Viñole: Em livrarias, sites, blogs, Social Comics e direto comi-go também! Rsrs

Múltiplo: Já lidou com a produção de fanzines?
Omar Viñole: Sim. Muito tempo, quando comecei a conhecer outras pessoas que gostavam de desenhar, ler quadrinhos, me juntei com uns amigos e fizemos uns zines. Isso foi em 1991, por aí!
Múltiplo: Como começou a desenhar?
Omar Viñole: Desenho desde que me conheço por gente, sempre gostei. Passava o dia na frente da TV assistindo desenhos e fazendo desenho. Sempre dizia que queria trabalhar com isso e aqui estou! Rsrs

Múltiplo: Voltando um pouco, o que acha de trabalhar em parceria?
Omar Viñole: Gosto bastante. Eu não sou roteirista e preciso que alguém faça a história para mim ou desenvolva alguma ideia que te-nho na cabeça. Eu gosto mais de fazer arte-final que desenhar, então sempre estou finalizando ou colorindo trabalhos dos outros. Acho legal porque posso estar sempre mexendo com desenhos de estilos diferentes. No momento estou me dedicando mais aos desenhos também, mas sem deixar de pintar trabalhos de outros artistas.

Múltiplo: Considera seu trabalho crítico? Por quê?
Omar Viñole: Com o Coelho Nero sim. O Nero é meu personagem onde posso usá-lo para criticar ou fazer alguma piadinha do que acho que deveria ser diferente. Toda piada tem uma crítica por trás, não?! (Risos). O mundo está cheio de coisas que podemos usar para criticar e, claro, nós mesmos!

Múltiplo: Já publicou profissionalmente?
Omar Viñole: Sim. Bastante. Sempre mais fazendo arte-final e co-res.

Múltiplo: Se já, o que e onde? Acha que vale a pena trabalhar com quadrinhos?
Omar Viñole: Tenho vários trabalhos que publiquei com o Laudo Ferreira. Tianinha, Yeshuah, Depois da Meia-noite, Histórias do Clu-be da Esquina, o Auto da Barca do Inferno e muitos mais.
Tenho também a HQ dos Orixás do Orum ao Ayê que fiz com o Alex Mir e Caio Majado, fiz as cores pra HQ Quarta-feira de Cinzas, do Marcelo Saravá, participei de duas HQs do São Paulo dos Mortos, do Daniel Esteves. Sempre vale. Não é um trabalho fácil, mas não tem ninguém que faça quadrinhos pela simples obrigação de fazer, sem-pre é porque gosta.

Múltiplo: O que falta para se ter um Quadrinho Nacional organizado e valorizado?
Omar Viñole: Olha, não sei, mas falta mais dinheiro, investimento, e ver os quadrinhos como um produto, também, que tem potencial para se produzir e ganhar a vida com isso. Qualquer negócio precisa ter dinheiro para que se pague pelo trabalho, contratar profissionais, que tem aos montes aqui, e fazer com que chegue ao leitor/consumidor. Nos últimos anos melhorou muito e tem muita gente q vive produzin-do quadrinhos, mas estamos no começo ainda. Teria que ter mais di-vulgação, mas acho que estamos no caminho. Essas coisas levam tem-po. Rsrs

Múltiplo: O que você busca quando busca HQ?
Omar Viñole: Quando quero ler uma HQ? Bons desenhos e que a história me divirta. Simples assim! Rsrs
Múltiplo: Nos fale da sua trajetória no universo de HQ.
Omar Viñole: Nascido em Lisboa, Portugal, Omar Viñole começou sua carreira no início dos anos 90, trabalhando em alguns estúdios como desenhista e arte-finalista. Participou da produção e desenvol-vimento dos personagens "Turma da Xuxinha" para licenciamento em 1997.
Omar desenvolve trabalhos com outros desenhistas tanto nas ilustra-ções como em Histórias em Quadrinhos.
Recebeu o prêmio Ângelo Agostini de melhor arte-finalista em 2003 e em 2015 pelo lançamento de “Yeshuah – Onde Tudo Está” participando como arte-finalista no álbum. Em 2009 recebeu o prê-mio HQ Mix de melhor publicação independente especial pelo” De-pois da Meia Noite”, em parceria com Laudo Ferreira.
Produz a web tira do Coelho Nero desde 2009, seu trabalho solo. Teve três indicações pelo HQ Mix, web tiras (http://www.coelhonero.blogspot.com.br) e publicação de tiras (Coelho Nero – Coisas que um coelho pode te di-zer):www.coelhonero.blogspot.com.br


sexta-feira, 24 de março de 2017

COMBOS DO MÚLTIPLO (1 AO 6) - RESERVE JÁ O SEU!!!

ALFA - A PRIMEIRA ORDEM

Alfa - A Primeira Ordem

Olá, somos um grupo com aproximadamente 20 autores de diferentes lugares do Brasil e estamos reunidos para lançar um grande encontro de super-heróis nacionais chamado ALFA ★ A Primeira Ordem.

Nosso projeto está em campanha no Catarse, um site bem conhecido e sério que promove o financiamento coletivo.

Veja só: https://www.catarse.me/alfa

Temos o objetivo de vender antecipadamente as edições através do Catarse para financiar a produção desta edição. O prazo para arrecadação de financiamento coletivo via Catarse vai até o dia 21 de abril. Atingida a meta, a previsão de lançamento do álbum é em agosto de 2017.

Além de nossos personagens, conseguimos também alguns super-heróis brasileiros clássicos, como Capitão 7, Capitão Gralha, Flama, Raio Negro e Homem-Lua, que foram sucesso nos anos 50 e 60, na TV, no rádio e nos quadrinhos da época. É uma forma de regatar esses personagens, que são patrimônio de nossa cultura e apresentá-los às novas gerações.

Quem administra o projeto é Elenildo Lopes, que rebebeu o 33º Troféu Angelo Agostini, e o Prêmio da Academia Brasileira das Histórias em Quadrinhos.
Não deixe de apoiar comprando através do Catarse!!

O projeto contará com roteiros do experiente Gian Danton - autor de A Família Titã e Como Escrever Quadrinhos, entre outras obras - e arte de Márcio Abreu, profissional que trabalha com editoras como DynamiteEntertainment e ZenescopeEntertainment. As cores ficam a cargo de Vinícius Townsend, que também já trabalhou para a DynamiteEntertainment.
Mais informações:
www.meuheroi.com.br/ALFA
www.facebook.com/ALFASUPERHEROIS
@MeuHeroi

quinta-feira, 23 de março de 2017

TCHÊ 42

Tchê 42
Janeiro de 2017. Capa de Laudo Ferreira Júnior e 4ª capa de Daniel HDR. 40 páginas, capa colorida e miolo p&b, formato A5, xerox, R$ 5,00 (tchedenilson@gmail.com).

O fanzine Tchê chega em seu trigésimo ano de publicação alternatival, mantendo a estrutura de misturar artigos e quadrinhos. Apresenta os trabalhos de Laudo Ferreira Júnior (SP), Jeferson Adriano (MG), Bira Dantas (SP), Fafá Jaepelt (SC), Edgar Franco (GO), Rodrigo dos Santos (RS), Edenilson Fabrício (SP) e Henry Jaepelt (SC), além de ilustrações de Adão de Lima Jr (RS). Ton Marx (PR) e Lunyo Alves (DF).

A parte jornalística traz entrevista com Laudo, resenha sobre o show de David Gilmour, artigos sobre os bárbaros nos quadrinhos e adaptações cinematográficas recentes ligadas ao gênero e fecha com a tradicional Seção de Cartas.

“A Quem Interessar Possa”, de Laudo, é um dos destaques da edição. Com roteiro bem construído, diálogos instigantes e desenhos excelentes (o original é color) traz em suas três curtas páginas a marca indelével do autor. Na história, artista em crise faz uma reflexão do alcance e interesse de sua obra recém compilada.

“Nova Ordem Reloaded”, de Praxedes/Bira Dantas, é uma HQ de humor, nitidamente com um discurso social revolucionário ou de esquerda. Faz aquelas tradicionais críticas ao sistema capitalista, exploradores e, claro, o Clero, tendo como pano de fundo personagens em busca de uma sociedade mais justa, uma utopia igualitária. Tem momentos até engraçados e os desenhos de Bira são sempre agradáveis, mas o roteiro deixa a desejar justamente por esta visão socialista que acaba pesando a mão sobre o trabalho.
Maria Jaepelt tem um traço delicado e faz um humor leve, descontraído e por que não? Divertido!

“Gene Egoísta”, de Ciberpajé, explora, em uma linguagem poético-filosófica, todo o peso do egoísmo sobre o planeta e os seres vivos, uma condição que nos condena a um tipo de existência inferior e infeliz. Os textos são pérolas poéticas que chegam a um patamar confortador, reflexivo, uma marca e necessidade do autor em seus mais recentes trabalhos, os HQForismos. E pulsante também nesta HQ.

“Anjo Urbano em: Feitor da História”, de Rodrigo dos Santos, apesar de um tanto amador na arte, apresenta um bom roteiro, criativo, bem construído e com uma sacada interessante quando o herói é atacado pelo vilão da história, Lorde Bhaurus, O Intelectual.
“Carga”, de Henry Jaepelt, é a cara do Tchê. Presente desde a primeira edição, um dos precursores do quadrinhos poético-filosóficos, apresenta mais uma ótima HQ, explorando com a bela arte característica, a psicologia e seus dilemas.

Tchê segue firme na estrada e só temos que agradecer ao Denílson Reis por manter esta publicação tão importante para os quadrinhos brasileiros e os novos autores. O fanzine vai continuar, nos diz Denílson, e podemos esperar por mais boas novas neste ano comemorativo. Ainda bem!
RESENHA RETIRADA DO SITE DA ATOMIC EDITORA: http://atomiceditora.blogspot.com.br/2017/03/tche-42.html

Cabal # 4 vem aí!!!

MOSTRANDO A FORÇA DO QUADRINHO NACIONAL E A FORÇA DOS FANZINES, VEM AÍ MAIS UMA EDIÇÃO DO "CABAL" E COM UMA SUPER CAPA DO AMIGO LAUDO FERREIRA JR.
DEMONSTRAÇÃO DE RESISTÊNCIA, MAIS UM FANZINE QUE MARCA O SEU RETORNO COM UMA PERIODICIDADE ADMIRÁVEL E CONTEÚDO DE QUALIDADE!!!
NESTA EDIÇÃO: LAUDO FERREIRA, LUIZ IÓRIO, CARLOS CLAUDINO, AIRTON MARCELINO, CARLOS RENO, MÁRCIO SENNES, ALCÍONE, CARLOS RODRIGO, ROMÃO, OMAR VIÑOLE, CARLUS ALEXANDRE, JULIO SHIMAMOTO, NEI RODRIGUES E HÉLCIO ROGÉRIO!

quarta-feira, 22 de março de 2017

Distribuição Independente de Quadrinhos Nacionais

Muito se discute hoje em dia as razões da dificuldade em encontrar quadrinhos nacionais impressos e de boa qualidade. Muitos atribuem à distribuição o problema, mas existem hoje iniciativas que suprem bem esse problema, como os financiamentos coletivos, o catarse, e mesmo alguns editores que mandam imprimir suas publicações e as distribuem pelos correios, como é o caso do Múltiplo. O que falta então?
No meu modo de ver, falta o compromisso dos leitores e fãs dos quadrinhos em adquirir as publicações, dando o seu apoio integral aos projetos que surgem e às iniciativas em prol de um quadrinho nacional mais forte. As dificuldades não param por aí, mesmo alguns mestres do nosso quadrinho nacional, como é o caso do Edgard Guimarães, que fazem um informativo periodicamente e bimestral há mais de vinte anos, encontram dificuldades de deslanchar da forma como seria necessária.
Nem a ideia de se disponibilizar um periódico gratuito e on-line faz com que as pessoas se movimentem, divulguem e distribuam a ideia. E quando surge uma publicação em que o leitor vai ter apenas o custo da impressão e do frete, nem assim se veem estimulados a apoiar o projeto. O Múltiplo está aí, on-line e também impresso, um projeto que está tentando resgatar o gosto pela leitura de HQs nacionais, que visa informar e divulgar. Mas você, que sempre lê as postagens, está fazendo o que para apoiar e divulgar a iniciativa?
Os impressos, infelizmente, não há como enviar a todos de forma gratuita, mas ele está aí, on-line para quem quiser baixar, sem custo algum. Mas você, que gosta de quadrinhos, tem a opção de adquirir a revista pelo preço de custo, e isso viabiliza uma maior divulgação do artista. Então fica a pergunta: por que de tanta dificuldade em se conseguir vender um mínimo necessário para que a edição seja impressa? A crise?
Talvez, mas acredito que cada um pode contribuir de alguma forma, seja com um exemplar ou mais, ou mesmo, divulgar para os amigos e fazer acontecer. E não falo isso somente do Múltiplo, há um leque enorme de publicações por aí esperando o seu apoio. Vamos mudar essa história? Comente, divulgue, elogie e critique construtivamente para que as publicações possam evoluir e nos dar o melhor do nosso quadrinho.

André Carim

terça-feira, 21 de março de 2017

O BOICOTE EDITORIAL QUE O AUTOR NACIONAL SOFRE

O texto a seguir eu o escrevi no Facebook há algum tempo. Mas, como apareceram novos amigos, desde então, resolvi transcrevê-lo.
O BOICOTE EDITORIAL QUE O AUTOR NACIONAL SOFRE

Desde muito cedo, tive inclinação para a escrita. E, num dia do final de 1944 (foi numa das minhas últimas aulas que tive no antigo curso primário), a professora perguntou aos alunos o que queriam ser quando crescessem. Fui a única nota destoante da classe. Todos respondiam: médico, dentista, advogado, enfermeira, professora etc. Fui o único que disse que desejava escrever. Vi os risinhos dos colegas, o ar de mofa da professora. Mas não me dobrei. Segui o meu sonho. Na verdade, sigo até hoje esse sonho.
Não é nada fácil ser autor em nosso país e ver seu livro publicado.
As grandes editoras só se interessam pelos medalhões (ou então por livros de autoajuda) ou por livros traduzidos (best-sellers que já vêm com propaganda feita em seus países de origem. Best-sellers que são escritos por diversas mãos, apesar de um único nome aparecer como autor. Na verdade, o leitor está comprando gato por lebre, acreditando que está lendo um livro de seu escritor favorito).
O autor nacional, de maneira geral, vê seu livro ser rejeitado. Várias editoras devolveram originais meus numa velocidade… Um editor, inclusive, disse o seguinte, na carta que enviou junto com o original devolvido: “Seu livro é muito bom. Tem grande potencial de venda. Mas, no momento, preferimos lançar traduções. Não gostamos de arriscar com autores nacionais. Agora, se quiser bancar a edição…” Era editor de uma grande editora.
Outro dia, fui a uma grande livraria num centro de compras. Os livros nacionais estavam num cantinho, escondidos. Como querem que esses livros vendam? Como querem que o autor nacional progrida, melhore sua escrita, se não investem neles?
Algumas vezes, leitores reclamam dos livros escritos no Brasil. Falam que não é literatura. Comparam com livros estrangeiros. Mas não sabem que esses atuais livros vindos de fora (sobretudo, dos Estados Unidos) não têm um único autor. São escritos por uma verdadeira equipe. Então, como o autor nacional pode competir com eles? Não pode!
E digo mais: se o leitor nacional não prestigiar o autor nacional, ninguém o fará!
O autor nacional é um verdadeiro herói, que, muitas vezes, tem de custear do seu próprio bolso, a edição do seu livro.
Há muito que deixei de prestigiar grandes editoras. Aliás, sempre fui esnobado por elas. Portanto, não compro nada que elas lançam. Nem sei o que elas editam. Não sei e nem me interessa. Isso se aplica também na área das histórias em quadrinhos.
Meu caminho sempre foi nas pequenas e médias editoras, nas quais pude escrever e lançar o que queria.
E, hoje, continua sendo nas pequenas e médias editoras que meus livros são publicados. Agradeço ao pessoal da Editorial Corvo, da Editora Laços e da Argonautas Editora por acreditarem meu trabalho.


Por Rubens Francisco Lucchetti

segunda-feira, 20 de março de 2017

DUETOS ESSENCIAIS - Edgar Franco em parcerias com Quadrinhistas Consagrados e Emergentes

DUETOS ESSENCIAIS: novo álbum em quadrinhos de Edgar Franco apresenta parcerias com quadrinhistas consagrados e emergentes
Acaba de ser lançado pela editora Marca de Fantasia o álbum DUETOS ESSENCIAIS, o volume de 80 páginas apresenta uma seleção de histórias em quadrinhos curtas feitas em parcerias do Ciberpajé Edgar Franco com 23 significativos artistas da cena brasileira de quadrinhos, entre nomes consagrados como Júlio Shimamoto, Gian Danton, Gazy Andraus, Luciano Irrthum, Omar Viñole, Petter Baiestorf & Antonio Eder e outros emergentes. Saiba mais sobre a obra e veja como adquirí-la no link: http://ciberpaje.blogspot.com.br/2017/03/duetos-essenciais-novo-album-em.html

domingo, 19 de março de 2017

O AMARGO DO BEIJO – ISAAC TIAGO

O AMARGO DO BEIJO – ISAAC TIAGO
Quadrinho inspirado na canção de Raul Seixas! Novo trabalho de Isaac Tiago pelo selo Mico Trigo tem inspiração no rock brasileiro, publicação “rústica” tipo fanzine e tiragem limitada.
“E no teu beijo
Provar o gosto estranho
Que eu quero e não desejo
Mas tenho que encontrar”.
(Raul Seixas)
Neste mês de abril mais uma colaboração ao mercado nacional de quadrinhos surge para a contemplação dos leitores. O gibi – com tiragem limitada de 100 exemplares - foi concebido de maneira artesanal utilizando material popular, impressão caseira e montado pelas mãos do próprio autor que há muito tempo tinha vontade de produzir um material com essas características.
A história foi inspirada pela canção Um canto para minha morte do cantor Raul Seixas e traz ao leitor uma reflexão sobre a maneira como conduzimos nossa vida, as escolhas que fazemos, as oportunidades que deixamos de aproveitar e o que deixaremos para trás quando a vida chegar ao fim. Publicação: Independente pelo selo Mico Trigo (www.micotrigo.com.br).
Na trama, Raul (não é o Seixas) é perseguido por uma mulher misteriosa que insiste em convence-lo que não adianta mais adiar o inevitável e que por isso ele deve beijá-la imediatamente. Raul sabe que o beijo é inevitável e necessário para livra-lo do peso que carrega na consciência devido sua história de vida até o momento, mas fica relutante, pois sabe o que o beijo significa e teme sua consequência.
O lançamento acontece nos próximos dias 8 e 9 de Abril durante o evento Festival Guia dos Quadrinhos. O autor estará presente na mesa M38 durante os dois dias vendendo e autografando exemplares para os interessados.

Projeto Trindade - Luiz Gustavo Maduro Pereira

PROJETO TRINDADE - LUIZ GUSTAVO MADURO PEREIRA
Resumo
Tuna, rainha do Limbo, começa a perceber que o Limbo não recebe mais almas para serem julgadas a irem para o Céu ou Inferno. O Limbo, criado justamente para isso, está se desfazendo com o passar do tempo. Com o conhecimento de pergaminhos antigos, ela descobre que uma Criatura milenar quando despertada, suga todas as almas para dentro de si. Descobre também que não é nada fácil matá-la. Em vista desta ameaça, Tuna pede ajuda aos planos (Céu e Inferno) a fim de manter o equilíbrio. Numa convocação que ela faz, aparecem San Romam, um anjo representando o Céu, e Rato, um demônio que representa o Inferno. Juntos, embora contra a vontade, eles partem em busca do conhecimento para matar a Criatura.
Conheça os livros do projeto "Trindade, Uma Jornada Além da Morte" e "Destino, A Ascensão do Obscuro". Acesse o site: www.projetotrindade.com.br

sexta-feira, 17 de março de 2017

FANZINE QUADRITOS # 13 - MARCOS FREITAS - ATOMIC EDITORA

A mais recente edição do fanzine Quadritos já está disponível para download. São 64 páginas recheadas de quadrinhos, informações e muitas colaborações. Capa e entrevista com Elmano, contracapa de Shimamoto. HQs de Mozart Couto, Flávio Calazans, Ciberpaje, Danielle Barros e Lafaiete Nascimento. Estréia de Guabiras no humor e a coluna de Edgard Guimarães. Momento da Press Editorial enfocando a revista Maciota, de Paulo Paiva, Repórter HQ, Nação Xerox, Taverna e Cineclube Quadritos, ilustração de Luciano Irrthum e muito mais! A edição impressa está esgotando mas ainda restam exemplares a quem se interessar. Custa R$ 12,90 com entrega inclusa no valor. Grampo e dobra editorial, capa couche color 210g e miolo offset 90g pb.
Contato: atomiceditora@gmail.com
A edição 14 será comemorativa aos 30 anos do zine e as colaborações são muito bem vindas!
Link para baixar a edição:
http://www.mediafire.com/file/4jel9uj91zde5gj/Quadritos_13_DEZ_2016_150dpi_color.pdf.

Lorenna - Vingança Radioativa

Os dias do tirano Três Dedos estão contados. Lorenna está chegando. E não vem desarmada.

VAMOS AJUDAR O MÁRCIO ABREU A LANÇAR A REVISTA EM QUADRINHOS DELE!
Por $20,00 ou mais, seja um APOIADOR do meu projeto LORENNA aqui no CATARSE!
LINK= https://www.catarse.me/lorennacomics

E GANHE RECOMPENSAS! ;)

(Cartão ou boleto bancário!)

QUADRINHOS INDEPENDENTES # 143 - EDGARD GUIMARÃES

QUADRINHOS INDEPENDENTES # 143 E SUPLEMENTO COM ARTIGO SOBRE ROY ROGERS E DALE EVANS
Mais uma edição de um dos fanzines que demonstram resistência ao longo dos anos. Edgard Guimarães continua nos mostrando fôlego de gigante em mais uma edição repleta de divulgação, ilustrações, tiras e artigos importantes do mundo dos Quadrinhos. A edição co-meça um depoimento de José Ruy sobre “Tintin”. Há um bom núme-ro de textos além desse depoimento: artigo de Lio Guerra Bocorny; coluna de Worney Almeida de Souza e a resenha de César Silva. A seção “Fórum” mais uma vez com uma ótima quantidade de cartas que, assim como o editor define, valem por artigos, devido à forte participação e discussão dos leitores do informativo. Nas HQs e car-tuns temos a participação de Eduardo Marcondes Guimarães, Rogé-rio Curial e Paulo Anjos, Chagas Lima, Luiz Cláudio Lopes Faria e Gui-lherme Amaro. Ampla divulgação de edições independentes, o QI do amigo Edgard demonstra mais uma vez todo o seu apoio às edições lançadas e publicadas no país. Para finalizar, Carlos Gonçalves nos presenteia com mais dois estudos sobre Roy Rogers e Dale Evans, apresentados na forma de mais um belo encarte intitulado “Artigos sobre Histórias em Quadrinhos. Pedidos deverão ser feitos através do Edgard Guimarães, e-mail: edgard@ita.br, ou do endereço: Rua Capitão Gomes, 168 – Brasópolis/MG – 37530-000. O preço da assi-natura do informativo é de R$ 25,00 e o depósito pode ser feito na conta: Edgard José de Faria Guimarães – Caixa Econômica Federal – Agência 1388 – Operação 001 – Conta Corrente 5836-1 (outras for-mas de envio do valor ao editor devem ser consultadas com ele).

ORIXÁS, O DIA DO SILÊNCIO

ORIXÁS, O DIA DO SILÊNCIO – ALEX MIR/CAIO MAJADO/OMAR VIÑOLE
Orixás, o Dia do Silêncio, traz em suas páginas as três HQs que de-ram origem ao álbum Orixás, do Orum ao Ayê, publicada em 2011 por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC). Compiladas em um único volume, com roteiro de Alex Mir, desenhos de Caio Majado e arte-final e cores de Omar Viñole. A re-vista mostra ao grande público o quanto a Mitologia Africana é rica e merece ser explorada por todas as mídias. Uma edição instigante e super interessante que vale a pena ser adquirida e lida com atenção. Orixás, o Dia do Silêncio pode ser pedida através do amigo Omar Viñole no seu perfil do Facebook: https://www.facebook.com/omar.vinole.

FORÇA UNIVERSO - MARCOS GRATÃO

FORÇA UNIVERSO – MARCOS GRATÃO
Força Universo é uma animação no estilo cartoon puxada para as animações japonesas, onde todas as pessoas da Terra se unem para lutarem contra seres alienígenas em robôs gigantescos e muito po-derosos. A história e animação é feita por Marcos Gratão, e conta com vários amigos dublando, e assim, dando vida aos personagens. Você pode assistir aos episódios acessando o site: www.marcosgratao.com. Também há os quadrinhos, onde você po-derá conhecer melhor os personagens, saber mais sobre a Força Universo e entenderá tudo o que aconteceu com a Humanidade! Já com 4 episódios em PDF liberados, a HQ também pode ser baixada no site ou solicitada por e-mail através do endereço: mar-cos.gratao@gmail.com.

COELHO NERO - OMAR VIÑOLE

COELHO NERO, SIMPÁTICO SÓ QUE NÃO
Revista repleta de tiras do coelho mais simpático da web. Uma edi-ção com muita irreverência, simpatia e “reclamações” do coelho que tomou conta dos nossos dias. Omar Viñole demonstra com essa em-polgante revista toda diversificação e originalidade do Coelho falas-trão e engraçado, com críticas ao nosso cotidiano, política e costu-mes. Um trabalho que se propunha a ser descompromissado mas que se tornou uma série respeitável. E que venham outras tiras, mui-tas outras, do Coelho que conquistou o coração de todos, e quem sabe, como já disse ao amigo Omar, uma HQ com o personagem mais versátil que vejo hoje. Para adquirir a revista, entre em contato com o editor, Omar Viñole, em seu perfil no Facebook: https://www.facebook.com/omar.vinole.

CABAL # 3 - CLODOALDO CRUZ

CABAL # 3 – CLODOALDO CRUZ
Mais uma edição do Fanzine Cabal, do amigo Clodoaldo Cruz, chega até nós com um acabamento de primeira. Páginas bem distribuídas e ótimos desenhos e ilustrações. A edição, além das ilustrações de ro-tina, principalmente da série Cat’s City, traz dois episódios da série. O primeiro com texto de Carlos Reno e desenhos de Nei Rodrigues; o segundo com roteiro de Clodoaldo Cruz e desenhos de Aírton Marcelino. A revista tem ainda uma bela ilustração de Juna, A Pirata, de Michèlle Domit, ilustrada por Watson Portela, e as HQs “Jim, Jimmy e Janis”, de Carlos Reno; “Sonho de Sangue”, de Luiz Iório; “Fuga Impossível”, de Clodoaldo Cruz e Eduardo Souza; “O Enviado”, de Clodoaldo Cruz e Márcio Sennes, “Até Que a Morte nos Separe”, de Marcos Franco e Hélcio Rogério; além de mais ilustrações de Cat’s City feitas por Shimamoto e Nei Rodrigues. A capa da edição, mais um obra-prima do mestre Omar Viñole e a contracapa de Ro-mão. Firme e forte, Cabal demonstra força e gás nesse retorno ao mundo dos fanzines. Pedidos deverão ser feitos através do amigo Clodoaldo Cruz: https://www.facebook.com/clodoaldo.cruz.5 ou através da fanpage do fanzine: https://www.facebook.com/zinecabal/.

terça-feira, 14 de março de 2017

Você Responde...

Todo mundo tem seu personagem de HQs favorito e a maio-ria tem o seu autor preferido.... Então deixo as seguintes questões para vocês:

Qual é o seu personagem preferido e por quê?
Qual é o seu autor de HQs preferido e por quê?

Leonardo Souza:
Personagem preferido: Morte (Sandman)
Justificativa: Personagem que sempre foi retratada de uma certa maneira e com características muito singulares, mas a morte do Sandman muda esse paradigma e tira o estigma da personagem, transformando em algo completamente novo e genial.
Autor Preferido: Alan Moore
Justificativa: Moore é o mais criativo e inteligente escritor de HQs de todos os tempos. Até hoje as obras dele são refe-rência.

Julio Cesar:
Personagem preferido: Comediante
Justificativa: O comediante leva os padrões de ética e moral ao seu limite, nos fazendo questionar os alicerces da socie-dade, a nossa percepção de bem e mal podem estar erradas, afinal, é tudo uma piada sem graça.
Autor Preferido: Alan Morre
Justificativa: Alan Moore sempre foi um apaixonado por HQs, mas foi obrigado a muito cedo ir trabalhar em um aba-tedouro. Mas um dia ele mandou um roteiro do Juiz Dread para 2000 ad e o pessoal viu que ele era um gênio. A partir deste dia ele escreveu contos até chegar nas suas obras-primas, Watchmen, V de Vingança, Monstro do Pântano, Do Inferno, Lost Girls, Top 10 Big Numbers, Halo Jones.

Marcos Caldeira:
Personagem preferido: Batman
Justificativa: Acredito que tenha sido o primeiro herói ao qual tive contato. Sua mitologia e construção fazem dele um personagem completo, que carrega características pratica-mente imutáveis há décadas, sem mencionar a galeria de vilões e coadjuvantes que é uma das mais ricas e bem cons-truídas das HQs, de modo que os personagens conseguem interagir de modo praticamente independente do persona-gem principal, apesar de estarem inseridos em sua história e background.
Autor Preferido: Mark Millar
Justificativa: Admiro o modo como ele pensa as histórias, fugindo um pouco do trivial das comics, porém, sem partir para um campo muito diverso destas. Ainda que depois do sucesso de Kick Ass, muitas de suas criações tenham seguido uma fórmula semelhante, suas obras ainda contam, cada uma, com uma abordagem crítica diferenciada e uma lin-guagem profunda. O autor é tão fantástico que conseguiu transpor seu estilo para uma comic (Supremos) de maneira impecável, sem destoar tanto da linguagem da comic, po-rém, ao mesmo tempo trazendo sua profundidade e realismo característicos.

Wallace Vianna Real:
Personagem preferido: Monstro do Pântano / Watchmen
Justificativa: Monstro do Pântano por ser um clássico dos quadrinhos, Watchmen, idem.
Autor Preferido: Alan Moore / Frank Miller
Justificativa: Alan Moore e Frank Miller fizeram a revolução mais recente nos quadrinhos.

Flávio Calazans:
Personagem preferido: Surfista Prateado
Justificativa: Surfista Prateado da fase que começou a ter revista própria, pelos questionamentos existenciais.
Autor Preferido e Justificativa: Caza, na França (cores lindas e estilo personalizado), mas também Bilal (Leste Europeu), pela abordagem política implícita; Jim Starlin, nos EUA, pe-lo misticismo criativo; Guido Buzzelli, na Itália, pelo traço de pincel; Frank Quitely, na Escócia, pelo estilo pessoal que nem precisa assinar; Jordi, no Japão, pela expressividade e coragem dos temas; inúmeros no Brasil.
Paulo Acácio Ramos:
Personagem preferido: Horácio, de Maurício de Souza
Justificativa: Pela sua capacidade filosófica é a minha per-sonagem favorita.
Autor Preferido e Justificativa: Russ Manning (desenhos das tiras). Por Tarzan: Edgar Rice Burroughs/Gavlord Du Bois). Pela força quase selvagem das linhas de composição, e acordo com a ambiência da personagem.

Fotos da matéria:

ROTEIRO PARA QUADRINHOS

ROTEIRO PARA QUADRINHOS
As histórias nunca saem de moda: dos livros aos filmes, das séries ao HQ, o consumo e envolvimento com histórias é vital para o ser humano. Imersos em grandes narrativas, poucas vezes paramos para entender sua estrutura e funcionamento. Com o intuito de ajudar todos que possuem grandes ideias e querem tira-las da gaveta, o curso de Roteiro para Quadrinhos oferece a oportunidade de aprender os fundamentos da ficção e da linguagem dos quadrinhos pra compôr roteiros de forma estruturada e coerente, discutindo e ampliando a visão sobre criação e condução de personagens e narrativas.



Objetivos:
● Explanar os elementos narrativos e a estrutura de um roteiro
● Organizar e estruturar ideias em narrativas
● Fornecer ferramentas para para a costura dos elementos em três atos
● Oferecer um feedback presencial e qualitativo



Conteúdo programático
● Roteiro x Argumento
● Estrutura do Roteiro
● A Jornada do Herói
● Personagens
● Verossimilhança
● Forma x Fórmula
● Estilos: Mangá, Comics, Graphic Novels
● Como Roteirizar: layout x script
● Exercício Prático: análise de roteiro



A quem se destina:
Profissionais ou aspirantes de quadrinhos e outras áreas que desejam escrever histórias, mas tem dificuldade de elaborar e coordenar conceitos de forma prática de forma a transformá-­las em roteiro.



Por que fazer o curso?


PETRA LEÃO

Formada em Educação Artística pela FAAP, começou sua carreira como roteirista de histórias em quadrinhos em 2000. Publicou HQs na editora Talismã, como as edições especiais de Holy Avenger, Dado Selvagem, Mercenário$ e Victory 2 (quel foi publicada nos EUA pela Image Comics, tornando­a a primeira roteirista brasileira do sexo feminino a publicar no mercado americano). Além de seu trabalho com quadrinhos, atuou também como redatora em revistas informativas pro público geek, como Dragão Brasil, Anime Ex e Animation Invaders. Desde 2008 trabalha na Mauricio de Sousa Produções escrevendo as revistas em quadrinhos mais vendidas do mercado nacional: TURMA DA MÔNICA JOVEM e CHICO BENTO MOÇO.



Não precisa enviar nada! Apenas confirme seu pagamento via PagSeguro que seus dados serão colocados na nossa lista de inscritos do curso.


São Paulo/SP

Data: 25 de março de 2017 – sábado

Horário: 9h às 18h

Local: Instituto Acctiva – Av. Paulista, 1.159, 16º Andar (em frente ao shopping Cidade São Paulo).

Vagas: 20

Investimento: R$ 250,00 – podendo ser pago em boleto ou parcelado no cartão. Basta realizar o pagamento via PagSeguro que sua inscrição já está garantida.



Ex-alunos Atlas ganham desconto de 15% na inscrição. Basta mandar e-mail para contato@atlasmedialab.com.br pedindo pelo benefício.
Link de divulgação do curso: http://atlasmedialab.com.br/curso/roteiro-para-quadrinhos/

quinta-feira, 9 de março de 2017

Preto e Branco ou Colorido?

Fórum de Discussão
Preto e Branco ou Colorido?
Que as Histórias em Quadrinhos despertam paixões por onde passam, isso não é novidade alguma para nós. Diversos questionamentos poderiam apimentar ainda mais essa discussão. Poderíamos falar de Roteiristas, Arte-finalistas, Coloristas, Desenhistas, que não se esgotaria o assunto.
Mas hoje estou trazendo até vocês, leitores e colaboradores do Múltiplo, um tema fascinante. Há os que preferem HQs ou ilustrações em preto e bran-co, outros preferem colorido. Eu mesmo, até então leigo no assunto, tinha uma preferência explícita pe-las coloridas. Mas de uns tempos para cá, acho que tomei gosto também pelas ilustrações em preto e branco.
Acho que o preto e branco tem o seu charme, remonta a HQs e ilustrações de grandes mestres do quadrinho mundial que fizeram sucesso por todo o mundo (e ainda o fazem) e também é característica importantíssima na obra de vários artistas nacionais. E não é somente pelo custo da obra que muitos prefe-rem o preto e branco.
Alguns dizem simplesmente que são apaixona-dos por HQs, sejam elas de que forma forem feitas, e eu me enquadro nessa leva de apaixonados. Por esse motivo que trouxe à tona algumas questões a respei-to dessa controvérsia, espero que vocês curtam as respostas dos desenhistas selecionados para comen-tarem as questões, mas você também pode entrar na discussão, nos enviando o seu pensamento. - O que você prefere quando desenha HQ/Ilustração, Preto e Branco e/ou Colorido? Por quê?
- O que te inspira nessa escolha e qual o senti-mento em relação à sua escolha preferida?
- Além do Custo na produção, o que mais é im-portante na hora do desenho, seja ele P&B ou colori-do?
Com a palavra os personagens dessa discussão: desenhistas e ilustradores.

Julio Shimamoto
Eu prefiro ilustras P&B, Carim, embora goste de cor nas ca-pas. Tem o fator custo, né?
O preto é noite, ou ausência de luz, e tende para o mistério e ao medo. Negritude é dramática, desperta insegurança, tristeza, terror, atrai e encobre crimes. A cor é dia, luz, sol, alegria, otimismo, esperança, lirismo, festa, carnaval. Atrai otimismo e afasta medos e pesadelos. A LUZ ACALMA e a TREVA INCOMODA. É isso que acho, amigo, é por isso que, como roteirista e desenhista de HQs, prefiro o preto. Abraço grande! Shima.

Giorgio Capelli
Prefiro desenhar e arte-finalizar e, depois, passar para outro profissional colorizar. Não tenho muita noção de cor e prefi-ro que alguém melhor que eu faça esse trabalho de colocar cores.
Gosto de me cercar de bons profissionais para fazer um bom trabalho.
Uma equipe entrosada e desenhos que casem com o argumento (ou vice-versa).

Thaisa Maia
As cores sempre me remeteram a vida e a vivacidade, ao que permeia as mais variadas formas e elementos, sendo capazes de nos instigarem emoções e sentimentos diversos. Dizem que as cores podem, inclusive, exercerem funções terapêuticas e basta pensarmos que porque, assim como tudo no cosmos, cores são vibrações, energias! Uma arte com suas cores e formas, portanto, é energia pura e com alto potencial de cura e transformação pessoal. Sempre admirei artes coloridas... artistas que conseguem mesclar as cores e transmitirem as mais belas expressões de seus corações. Apesar de ainda não colorir as minhas ilustrações, ainda desejo mais para frente me aventurar pelas cores, trazendo assim um pouco mais de mim através delas. Por outro lado, ao perguntar para mim mesma sobre o por que faço tantas artes em preto e branco, - sendo que o meu mais recente zine foi de silhuetas em papel preto – pensei em uma de minhas primordiais buscas nessa jornada: forjar a minha luz através do emergir em minhas sombras. Ao trazer o preto e branco para as minhas artes, trago um pouco dessa busca, propondo-me a não negar o meu sombrio e junto ao explorar dele, trazer à tona a minha luz. O mais importante para mim na hora do de-senho é a entrega ao próprio coração, pois ao realizarmos essa entrega estamos presentes e sem amarras para nos expressarmos e fluirmos livremente. Para mim a arte sempre foi um ato de entrega e através dessa entrega é que podemos nos transformar.

Nei Lima
Oi, André! Respondendo às suas perguntas: Normalmente eu prefiro desenhar ilustração, pois há anos eu sou ilustrador. Adoro HQs, mas não tenho paciência para elaborar as pági-nas e depois desenhá-las! Já fiz vários quadrinhos experimen-tais e também stories boards para o jornal em que trabalha-va. Inclusive participei de uma edição da MAD, com uma sáti-ra ao programa Show da Xuxa, que virou "Xou da Xoxa". O que me inspira na escolha de uma ilustração é o momento e a "modelo', claro! Às vezes pela beleza, outras pela pose sen-sual! O importante na hora do desenho é que ele seja inspi-rador e que eu o faça com prazer, procurando dar o melhor desempenho realista! Às vezes começo pensando em deixá-lo só em P/B, mas dependendo da inspiração, acabo colo-cando uma corzinha!
Penso que não haja nada de ruim em desenhos em P/B ou em colorido. Se você planeja um desenho para ser em P/B, não adianta colorir e vice-versa. Algumas HQs que eu tenho lido e observado, têm que ser em P/B. Colorindo, perde to-do o clima da história! Vide os desenhos do saudoso mestre Colin ou mesmo o Spirit do Will Eisner. Não dá para ser colo-rido!
Um crime que cometeram com a atual edição das revistas MAD foi colorir os quadrinhos...

Geraldo Neto
Eu Prefiro Desenhar personagens femininas... E coloridas. Não consigo mais ver um desenho que eu faça sem cores... Só quando algum colorista me pede algum desenho só no nanquim.... Mesmo não sendo um profissional eu acho óti-mo.... Muitos efeitos são colocados por cima do lápis com o nanquim… E muitos efeitos são colocados por cima do nan-quim com as cores. Um depende do outro. O desenhista faz no lápis.... O arte-finalista adiciona mais efeitos com o nan-quim... E as cores dão seu show à parte. Um conjunto com-pleto da obra é com relação ao sentimento.... O prazer em desenhar é inexplicável... A escolha de uma personagem.... Tudo isso.... Tem o lance comercial tb....
Já fiz personagens que venderam muito bem...E personagens que demoram a ter uma saída....
No meu caso, que faço mais personagens femininas, o foco principal é o rosto.... Também é bom usar bem os espaços na folha, usando um cenário ou algum efeito que sobreponha a pin up.
Às vezes cometemos alguns deslizes, mas isso é normal, por-que desenhar é um aprendizado diário e eterno.... Cada dia um aprendizado e experiência novos.

Sami Souza
É uma boa questão.
A pergunta foi bem direcionada porque existem várias re-gras, mas no final cada artista faz mesmo de um jeito.
Minha motivação é o "clima" da HQ. Para mim tudo tem con-ceito, então nada melhor que usar uma paleta adequada ao tema da HQ.
Exemplo:
Estou trabalhando numa HQ sobre a juventude de Machado de Assis e retratar o Rio de Janeiro do século XIX requer uma ambientação com cores pouco vibrantes. Tons pastéis. Pouca saturação e mais contraste. Quero tentar alcançar um clima semelhante aos clássicos de cinema em preto-e-branco.
O tema é que move minha preferência.
Quando encontro essa sintonia que acompanha o tema, que acerta no conceito, eu trabalho com muita energia e o pro-cesso flui, ainda que eu esteja cansado pela empreitada de várias noites.

João Fraga
Gosto das páginas coloridas geralmente, mas eu sei que uma arte preta e branca, quando bem feita, tem seu valor, como em Sin City. Escolhi colorido por achar que a cor é algo que facilita, ajuda a passar a ideia, o clima e também deixa a ima-gem mais bela. E para ter o mesmo resultado só com o preto e branco é mais difícil para mim. Porém, admiro muito os ar-tistas que conseguem, como Frank Miller e Moebius. Eu gos-to de variar em tudo que faço, quando eu opto por fazer uma página P&B fico feliz, pois é uma oportunidade de fazer muitas hachuras.

Rodrigo Fernandes
Prefiro preto e branco. Me remete aos bons quadrinhos de CONAN e sua Espada Selvagem. Aos quadrinhos Bonelli. O que me inspira é o cheiro do Nanquim. O que mais importa é meu estado de espírito. Tudo me afeta, infelizmente. Cinema noir.
Vejo o mundo em preto e branco. Gosto muito mais. Os tra-ços dos pincéis dos grandes desenhistas da Marvel e DC, de outrora.
O que importa mais, quando estou produzindo minhas HQs, é o quão sincero posso ser com o leitor. Sou professor, e tento manter o foco no pedagógico.
Vejo os quadrinhos como um meio artístico e pedagógico também. Eles devem sim estar na sala de aula.
Inclusive, uso muito esses quadrinhos em minhas aulas de Artes.

Gildo Cavenaghi
A arte colorida é realmente fascinante, mas o PB é a raiz de tudo, a emoção de ver uma ideia concretizada é algo inexpli-cável.

Érico San Juan
Prefiro PB. Porque comecei a desenhar profissionalmente em jornal, em 1991. E o jornal era em preto e branco. Não tinha inspiração na escolha. Era para me adequar ao modo de re-produção do veículo impresso.
Com o tempo, eu percebi que ficava mais à vontade dese-nhando a traço, com contrastes, em preto e branco. O traba-lho fluía com mais espontaneidade.
O mais importante no desenho é a expressividade que possa ser alcançada, com o domínio da técnica escolhida, seja ela qual for.
Acho que é isso.
Minhas respostas não são nada "artísticas".
Eu faço as coisas sem ficar teorizando tanto.

Ronilson Caetano Leal
Eu prefiro colorido, mas faço tudo preto e branco porque não manjo muito de coloração digital. Eu prefiro também fazer HQ, apesar de mais demorado parece que eu me ex-presso melhor com a HQ. Fazendo ilustração fico limitado a uma só imagem. Eu costumo, quando faço a ilustração, fazer uma imagem que conte uma história. Tipo o monstro e o guerreiro numa caverna. Não curto fazer bonecos posando como se estivessem numa foto de família, ou duros, sim-plesmente parados lá, acho isso muito fácil e não dou muito valor,

Ilustrador Vanderlei Ramalho
Prefiro ilustração manual em preto e branco... dá para enri-quecer mais nos detalhes.... Agora, se for digital, prefiro co-lorida, dá mais vida ao desenho. Cada desenho é um momen-to, uma inspiração... Cada vez que você pega um papel, um lápis, ou mesmo no computador, o motivo é um. Então, o que me inspira é o fato de gostar de desenhar, e muito, aliás, eu vivo disso.
Acho que o mais importante ao fazer um desenho (ou qual-quer coisa que você realmente gosta de fazer, seja dançar, pintar, escrever…), é quando você faz por prazer, pela sim-ples vontade de querer fazer e se ver o resultado daquilo. Quando você faz algo, não pelo dinheiro e sim pela realiza-ção, isso se torna o mais importante

Marco Aurélio Azevedo Santiago
Bom, respondendo agora, se puder decidir, prefiro o P&B, mas há casos que que a HQ é colorida, aí não tenho mais par-ticipação nela, não depende mais de mim...quando é P&B só você participa, não tem interferência de outro especialista, o colorista... pois se houver, ele pode decidir os rumos que a HQ toma, colorizando-a...
Meu sentimento é que eu gosto mais do P&B, pois ali é você somente...sempre gostei de terror, pois é o tipo de HQ que sempre vem em P&B..., mas, o básico mesmo de minha parte é o que me remete a gostar de uma HQ, é estar envolvido com ela, gostar do tema (horror/terror é o que mais gosto), pois são temas que jamais caem de moda...não são repetiti-vos... Temas de super-heróis não me seduzem, a não ser pela quantia envolvida que me paguem... mais nada... dois perso-nagens eu faria até de graça ou quase isso: Punisher e Bat-man! São dois personagens icônicos, de cada grande editora nos EUA...
Qual o mais importante na hora do desenho, seja ele P&B ou colorido? Acho que fazer o que você gosta... ter talento na-to, gostar do que faz... passe horas ou não em cima duma prancheta... poder avaliar positivamente uma página ou arte simples, depois de horas e horas fazendo o que se mais gos-ta não tem como explicar... se sente como se tivesse feito um gol de placa... Espero ter respondido a contento, ok, An-dré?

Wagner Nyhyw
Opa, não sei se no meu caso vai ajudar, já q meus "desenhos" consistem nos rabiscos, palitos, caixas de texto e similares, hehehe. Mas talvez o ponto seja justamente esse, o mais im-portante para o desenhista é a criatividade. Superar as limita-ções de materiais, de tempo, de grana, ou até mesmo de não saber desenhar, com ideias alternativas e inventividade.

Eduardo Henrique
Boa tarde André! Quando vou para o papel, adoro o resulta-do do lápis, e a arte final preto e branco, porquê lembra os primórdios da HQ. Sou fã dos trabalhos do Emir Lima Ribei-ro, Shimamoto, Jhon Bucema, grandes inspirações, e o rotei-ro me traz fortes emoções! Na hora da produção indepen-dente se é de alto custo ou baixo, preto e branco ou colori-do, na minha opinião, é o impacto de cada página! Cada pá-gina quando bem elaborada gera no leitor, vontade de que-ro mais!

Léia Olliver
Bom, depende do momento e de alguns outros fatores. Há momentos em que prefiro fazer algo mais simples e rápido. O preto e branco é a escolha perfeita, diferente do colorido, já que esse exige maior concentração, mais tempo e paciên-cia. Mas também gosto de misturar os dois num desenho, de vez em quando. O que me inspira na escolha, como eu falei anteriormente, depende do momento, da minha disposição e também, claro, da escolha do cliente. A maioria dos meus clientes preferem colorido. O mais importante na produção de um desenho, na minha opinião, é fazer algo que não te estresse, algo que te dê prazer. Há alguns trabalhos que me estressam e, quando isso acontece, abandono de vez...

Aurélio Gomes Albuquerque Filho
O que você prefere, a arte em preto e branco ou colorida? Gosto mais da arte em preto e branco, ela proporciona uma visão melhor da arte, como por exemplo, o uso das hachuras, para mim é bem mais bonito ler e ver um quadrinho em pre-to e branco.
O que inspira e sentimento pela escolha? Me inspiro em de-senhistas mais conservadores que usavam o famoso bico de pena, mestres como o Jayme Cortês, Mozart Couto, Watson Portela, o Mike Deodato que tem muitos quadrinhos em pre-to e branco, entre outros, a inspiração vem das artes desses mestres.
O que é mais importante na hora do desenho? O mais impor-tante para mim é fazer a arte que possa agradar primeira-mente a minha pessoa, se eu ao término de uma PG ou ilus-tração ver que consegui transpor para o papel a minha ideia isso já é satisfatório.

Anne Venditti
Prefiro P&B. Na realidade, nunca parei para racionalizar mi-nha preferência, mas prefiro a sobriedade da ilustração P&B. Qualquer coisa que vejo, sinto, ouço me inspira nas ilustra-ções, mas geralmente música. Portanto, se a música que me inspirou é "colorida", as cores me vêm mais facilmente. Se o trabalho que, a princípio eu tenha idealizado P&B exigir co-res, logo busco uma música que me inspire a usa-las. No momento da produção, acima de qualquer custo, penso em materiais que me permitam traduzir com mais precisão a forma que idealizei o projeto. Às vezes, acontece de misturar materiais intuitivamente no meio do processo de produção, simplesmente porque a obra "pediu" algo diferente.

Silvio Ribeiro
O que você prefere quando desenha HQ/Ilustração, Preto e Branco ou Colorido? Eu como desenhista, sempre prefiro o PB. Por quê? O PB deixa ver melhor o trabalho do artista. Aqui no Brasil, por influência dos Estados Unidos, principal-mente da Marvel e DC Comics, a ferramenta mais utilizada para colorir é o Photoshop. Algumas pessoas "aprendem" a usar este software e imaginam que podem usar todos os efeitos num trabalho só. Acaba virando uma grande confu-são de cores, efeitos e tonalidades carregadas, de tal forma que o desenho quase não pode ser visto e acaba o traço do artista ficando em segundo plano. Gosto de brincar com os artistas mais novos dizendo que na minha opinião o Pho-toshop deveria ter carteira de habilitação, como para dirigir um carro. Claro que não existe somente as HQs norte-americanas. O colorido feito a moda antiga, principalmente no quadrinho europeu, na minha opinião, se soma ao traço do artista, ainda mais que por lá os trabalhos são mais auto-rais. Muitas vezes o cara que desenha é o mesmo que escre-veu o roteiro e que vai colorir, usando materiais clássicos, como aquarela e acrílica.
O que te inspira nessa escolha e qual o sentimento em rela-ção à sua escolha preferida? Geralmente o que me faz esco-lher sobre cor ou PB é o tema da HQ ou ilustração que estou fazendo. Por exemplo, uma HQ medieval ou de terror sem-pre irei optar pelo PB. Já se for numa HQ ou ilustração com super-heróis posso escolher o colorido, mais para acompa-nhar o mercado. Tenho muitos anos de estrada e de aprendi-zado e talvez por isto seja um pouco egoísta em relação ao que faço. Não dou meu trabalho para outro terminar. Tam-bém trabalho com Photoshop, já faz mais de 20 anos, mas prefiro fazer uma ilustração completa neste software do que usá-lo para colorir um trabalho PB, apesar de também já ter feito muito isto. A minha preferência, entretanto, é sempre o PB. Além do Custo na produção, o que mais é importante na hora do desenho, seja ele P&B ou colorido? Trabalho na área gráfica, como Editor de Arte, há 22 anos, então já peguei vá-rias fases da indústria gráfica. Hoje, em alguns casos, o custo do PB e do colorido não tem mais uma diferença tão signifi-cativa, ainda mais se você tiver páginas PB e coloridas na mesma publicação. Isto depende muito da gráfica que você contrata. As pessoas que me conhecem e que acompanham meu trabalho sabem como sou exigente com relação a qua-lidade. Por isto, se o melhor para determinado trabalho for o PB, ele será PB. Se por outro lado, o melhor for o colorido, então será colorido. Sei que existe a questão mercadológica depois, na hora de comercializar o material, mas saber nego-ciar com a gráfica é uma arte e nesta eu também tenho bas-tante experiência.

Laudo Ferreira Jr.
O que você prefere quando desenha HQ/Ilustração, Preto e Branco ou Colorido? Ilustração geralmente colorida, a não ser que o cliente queira P&B ou a publicação em que essa ilustra será veiculada proponha, digamos assim, fazer P&B. Quadrinho já é um pouco diferente, pois no meu ver, depen-de do que é a história, sua ambientação e tudo mais. Por exemplo, um trabalho meu como “Cadernos de Viagem”, tem que ser colorido. Entre tantos fatores, a cor, tem uma função especialíssima nessa HQ. Já a trilogia Yeshuah foi toda concebida para ser P&B, pois as crudeza das imagens com-binam bem com o acabamento preto e branco.
Por quê? Acho que a resposta acima, explica tudo.
O que te inspira nessa escolha e qual o sentimento em rela-ção à sua escolha preferida? É preciso ter a certeza que o que está sendo feito, o escolhido para sua obra, é o melhor que você obteve e retrata o que seu coração de criador quer.
Além do Custo na produção, o que mais é importante na ho-ra do desenho, seja ele P&B ou colorido?
Se o custo da produção do álbum não for o problema, ou seja, tanto faz ser colorido ou P&B, então entramos especifi-camente no processo de criação. Aí, é importante que o de-senhista, tanto faz se for o autor completo da obra ou dividi-la com um roteirista, precisa ter a plena ciência do por que usar aquela configuração, cor ou P&B, o que significa aquilo para ele, e consequentemente que reação poderá obter do leitor. É importante esse pleno conhecimento do que está fazendo: saindo de si e indo, ou buscando, o leitor.

Omar Viñole
Nossa! Nunca pensei muito nisso. Acho que prefiro ilustra-ção, não sei direito, mas também adoro quando faço arte-final numa HQ. Gosto muito quando estou fazendo um lápis de uma ilustração ou tirinha do Coelho Nero ou uma página de HQ. Tem horas que você não está muito inspirado para desenhar aquele determinado desenho naquele momento, mas depois a vontade vem. O sentimento é de prazer quan-do faço um desenho, uma arte-final, cor. O mais importante no desenho é você passar algum sentimento nele, seja pela técnica que usou ou pela expressão que você colocou no desenho, cena, sequência numa página de HQ. Se for uma cena de aventura, passar o movimento, a ação da cena, se for de terror passar o suspense ou o medo na cena. Acho que é isso! Rsss

Mário Cau
Oi, André. Tudo bem? Eu pessoalmente prefiro o preto e branco. Acho que é mais desafiador compor imagens e nar-rativas sem o auxílio da cor, e combina muito com o tipo de história que eu gosto de contar, mais dramática e melancóli-ca. Gosto de usar cores quando a proposta pede, e quando as cores não são apenas acessórios, mas sim ajudam a contar e potencializar a história.

Emir Ribeiro
Sempre preferi o original em preto e branco, pois é como o desenho se apresenta mais limpo e sem trucagem de cores. No preto e branco, o desenho é mostrado como ele real-mente é. Ademais, o colorido manual demora bastante a ser feito, por conta da espera da secagem total das tintas.

Alberto de Souza – Beralto
Minha vivência com HQ vem dos zines desde os anos 80 e sempre me senti à vontade com o preto e branco, não tenho intimidade com as cores.
O trabalho com os zines como autor e hoje como faneditor-educador no projeto de extensão IFanzine é o de valorizar a produção autoral com os recursos mais prosaicos que pos-sam ser usados por qualquer professor em sala de aula e o que convença o estudante a criar independente da expertise, assumindo o potencial criativo mesmo desenhando com homem-palito.
Normalmente na produção das HQs para fanzine o custo in-cide na limitação no número de páginas.
Mas o mais importante para o projeto IFanzine em relação ao desenho é que ele expresse ideias espontâneas e criativas, aquelas que venham a surpreender mesmo a quem a conce-beu, pois quando fazemos oficinas de fanzine com os jovens, mesmo quando eles reclamam do pouco tempo para a ela-boração dos zines, eles reconhecem que o resultado foi além do esperado. Essa expressão livre é algo que está na essência da fanzinagem e é o que mais nos importa.
Alguns desses exemplos estão presentes nas HQs que envi-amos para você recentemente.
Finalizando, lembro que o fanzine principal editado pelo pro-jeto IFanzine advém da sigla P&B que significa preto e bran-co. É um caso de identificação explicita com o recurso mais acessível do bom e velho xerox.
A HQ "Laizine" de Marcelo Quirino, publicada no zine PEIBÊ 3, que ganhou o troféu Ângelo Agostini na categoria zine de HQ de 2015 é um exemplo de que o valor autoral de uma boa ideia não depende de saber desenhar bem.
Hoje em dia com os recursos digitais nem sequer depende-mos de arte à tinta, alguns trabalhos são feitos à lápis e de-pois ajustamos o contraste no computador.

Aírton Marcelino
Boa noite. Sou das antigas e como tal, sou apaixonado pelo traço puro da tinta preta (Nanquim). Mas também gosto das cores. Não gosto do meu colorido, porque fazer uma ótima colorização leva tempo e tempo é um luxo que não tenho há muitos anos. Tudo me inspira, desde as séries da Netflix, noticiários no Yahoo, coisas do cotidiano. O artista não tem que escolher, mas deve encarar cada trabalho como um novo de-safio e ser melhor que no último trabalho. Qualidade, tanto no texto como na narrativa dos desenhos. Um abraço e boa noite.

Sara Gaspar
Gosto de desenhar tanto em P&B quanto colorido. Ainda não desenvolvi um traço próprio, logo testo várias técnicas com diversos materiais (caneta, lápis, lápis de cor, tintas e giz pastel) e isso é um dos fatores que influenciam nas cores, outro fator é o tema abordado, quando é um desenho mais obscuro desenho em preto e branco ou com cores mais frias, isso depende muito do que estou sentindo no momento que eu estou desenhando ou do momento que tive a ideia. Quando estou desenhando, eu coloco todos os meus mate-riais no chão e apenas deixo minhas mãos fazerem o que elas desejam sobre o papel, entretanto, muitas vezes acaba escapulindo para o chão, e eu não me preocupo no custo da produção, pois sempre tive o incentivo da minha família, sempre que minha mãe ou minha irmã têm condições me fornecem algum material novo. E eu ainda estou começando meu caminho de fanzineira, logo o custo na produção não influencia tanto, já que o projeto IFanzine sempre me dá a liberdade de fazer o que eu quero, quando faço colorido e a revista é em P&B, o Alberto edita as imagens. O que mais me preocupo é quando termino o desenho, que é a hora de ar-rumar a minha bagunça.

Bom, meus amigos, termina aqui essa primeira parte da discussão. Você, desenhista, ou ilustrador, que não participou deste fórum, fique à vontade para enviar sua opinião, àqueles que contribuíram e ainda tem algo a dizer, enviem e compartilhem com a gente o seu modo de pensar... até o próximo...
OBS: Alguns comentários chegaram após o fechamento desta edição, mas estarão no próximo Múltiplo, a discussão continua...