domingo, 5 de novembro de 2017

Enquanto isso, no Universo de Quadrinhos Independentes... - MÚLTIPLO 13 - Resenhas


QUADRINHOS INDEPENDENTES 147 – EDGARD GUIMARÃES
Mais uma edição do Quadrinhos Independentes, de Edgard Guimarães, trazendo um encarte com o título: “Os três Cães mais famosos do Cinema”. Sempre um carinho todo especial de Edgard com seu informativo, no detalhe colorido da capa feita pelo editor e na montagem de todo o fanzine. Edgar divulga edições independentes há mais de 20 anos ininterruptos e a cada dia novas e interessantes edições de seu informativo nos chegam. Além de artigos interessantes como “Poe e Verne em Quadrinhos” e Príncipe Valente Copiado”, Edgard nos traz uma edição rica em quadrinhos, ilus-trações de Lancelott Martins e cartuns do editor. Alimenta também um fó-rum, com opiniões e cartas dos leitores do informativo. Desta vez, a edição trouxe uma grata surpresa: um exemplar de “Alguns Heróis Brasileiros dos Quadrinhos” com adesivos. Independente de tudo que já foi dito, o informativo “QI” prima pela excelência na divulgação de edições independentes, trazendo junto uma reprodução da capa de cada edição. Meu agrade-cimento especial ao Edgard pela divulgação dos meus fanzines. Pedidos: e-mail: edgard.faria.guimaraes@gmail.com – Assinatura anual.


JUVENATRIX 190 – RENATO ROSATTI
Mais uma edição do fanzine Juvenatrix chega por e-mail. Renato Rosatti traz um fanzine com muitos comentários de cinema e edições independentes. É bom ressaltar a periodicidade e o fôlego do Renato, trazendo com frequência, seu informativo. Como destaque, podemos falar do conto “A Biblioteca de Mabel”, escrito por Fernando Sorrentino (Argentina) e o artigo “Blade Runner – O Caçador de Androides, escrito por E. R. Corrêa. A edição traz capa e contracapa de Angelo Júnior. Edição de outubro/2017 com 18 páginas. Os interessados podem solicitar uma cópia do fanzine por e-mail através de: renatorosatti@yahoo.com.br.


REVISTA BILLY THE KID & OUTRAS HISTÓRIAS – ARTHUR FILHO
Foi lançada pelo Arthur a revista Billy The Kid & Outras Histórias n. 27.
HQs de Zalla, Wilski, Elthz e Arthur Filho; capas de Fabio Chibilski; artigo e pôster Tex; Correio do Billy com nova impressão e diagramação.
Editora Opção2 - capa em anexo
R$10,00 - vendo coleção completa com mais de
600 págs. de ação! Pedidos: arthur.goju@bol.com.br


AJUDANTE DE ALIENÍGENAS – MARCOS GRATÃO
Chega a sua sétima edição a revista eletrônica de Marcos Gratão Ajudantes de Alienígenas. Você já deve conhecer o AJUDANTE DE ALIENÍGENAS, Eddie Cruz, um humano que luta ao lado de seres alienígenas para manter a paz no universo! A Novidade é que, além dos quadrinhos que você pode baixar gratuitamente em nosso site, agora você também pode assistir ao desenho animado do AJUDANTE DE ALIENÍGENAS! No primeiro episódio do desenho animado, Eddie e Kara vão até o planeta Juris para encontrarem os ratos espaciais. Assista agora mesmo, clicando no link: www.marcosgratao.com/ajudante. Lembre-se de baixar também as revistas em quadrinhos. Você pode pegar seus PDF’s gratuitamente aqui: www.marcosgratao.com/ajudante. Ou se preferir, tem Ajudante de Alienígenas lá no SOCIAL COMICS: https://www.socialcomics.com.br/marcosgratao.


FRONTEIRAS DO ALÉM – CARLOS HENRY
Não é de hoje que venho dizendo que as HQs nacionais ganharam uma qualidade há muito não vista por essas paragens... a produção vem crescendo e trazendo jovens talentos e reforçando o talento de autores nacionais...
Com Carlos Henry não tem sido diferente, colaborador de diversos alternativos nacionais, grande divulgador das nossas artes, ele traz uma edição de terror como aqueles belos formatinhos antigos, com ótimas ilustrações, de-senhos de primeira e o tema que arrebatou fãs por anos a fio: o TERROR! Carlos nos apresenta uma revista com 4 grandes HQs de terror, com desta-que para o seu lobisomem, em duas HQs... capas em papel brilhante com belas ilustrações e miolo em tons de preto e branco, com ótimos quadrinhos no traço já conhecido do nosso amigo Carlos Henry... Encontro Macabro e A Senha, num terror mais marcante, complementam a bela edição, definitivamente um exemplar que vale a pena ter na coleção pessoal... quem qui-ser adquirir a revista entrar em contato com o autor através do e-mail: chsstudio@gmail.com ou no perfil dele no Facebook.


CORCEL NEGRO – ALCIVAN GAMELEIRA
Está circulando a edição especial do Corcel Negro, personagem do Alcivan Gameleira com diversas HQs do personagem, entre elas, “FOGO CRUZA-DO”, com os personagens Corcel Negro e Lobo; “A GAMELEIRA”, com o Corcel Negro; “O PASSAGEIRO DO TEMPO”, com o Corcel Negro; e “PABLO RATO”, também de Alcivan. Participam desta edição: Alcivan Gameleira, Orlando Maro, Chagas Lima, Marcos Ramos Filho, Antonieto Pereira e Tom Marx. Pedidos podem ser feitos ao editor através do e-mail: alcivangameleira@gmail.com. Vale a leitura!!!


BLACK SILENCE – MARIANA CAGNIN
Está disponível para download a edição virtual em PDF do álbum “BLACK SILENTE”, que deu o troféu Ângelo Agostini 2016 a Mariana Cagnin. Uma saga interessantíssima que você pode baixar nos links abaixo ou adquirir o impresso na loja da autora:
Versão em PORTUGUÊS:
https://issuu.com/marianacagnin/docs/black_silence_pt
Versão em INGLÊS:
https://issuu.com/marianacagnin/docs/black_silence_en
COMPRE O IMPRESSO AQUI:
http://www.marycagninstore.iluria.com/pd-3de5d4-hq-black-si…
Mariana define assim seu álbum: “Black Silence foi financiado pelo Catarse ano passado, tendo mais de 500 apoiadores e uma tiragem de 1500 cópias. Este ano, ganhei o Troféu Angelo Agostini de Melhor Desenhista pela HQ e também fui indicada em 3 categorias do Prêmio HQmix (a premiação ocorre em setembro). Esse destaque me levou a ser convidada a participar da Feira do Livro de Gotemburgo, onde participarei de uma palestra falando sobre produção feminina no Brasil.
Desde sempre disponibilizei meus quadrinhos na internet de forma gratuita, e com o BS não seria diferente. O primeiro capítulo teve cerca de 29 mil visualizações no Issuu e isso apenas prova o que eu sempre digo: o importante é ser lido. A internet chega onde o impresso não chega, ultrapassa limites visíveis e invisíveis. Quero que o BS vá cada vez mais longe e alcance ainda mais pessoas.”


O MUNDINHO DOS QUADRINHOS – EDGARD GUIMARÃES
Um marco nas obras de referência sobre Histórias em Quadrinhos no Brasil foi o livro O Mundo dos Quadrinhos, escrito por Ionaldo A. Cavalcanti e publicado pela Edições Símbolo em 1977. Mesmo após quase 40 anos, e com o surgimento de muitos outros livros sobre Quadrinhos, permanece como a melhor obra sobre o assunto. Escrito na forma de dicionário com mais de 1600 verbetes de séries de Quadrinhos de toda parte do mundo, com destaque para as norte-americanas e brasileiras, mas também euro-peias e argentinas, trouxe ainda índice onomástico e farta seleção de imagens, não de todas as séries, mas das mais importantes. Lembro-me que foi uma leitura prazerosa na época em que comprei este livro, mais ou menos na mesma época em que saiu. Um dos pontos de satisfação, e ao mesmo tempo de frustração, foi a descoberta de um sem número de obras que eu desconhecia completamente. Nesse ponto, teve utilidade no sentido de me alertar para tentar conseguir essas obras. Várias, consegui, graças às informações do livro. O livro de Ionaldo, isso já foi muito comentado, tem vários erros. Dos mais simples aos mais elaborados. Nada disso tira o posto que o livro ocupa, em minha opinião, como o trabalho de pesquisa mais completo feito no Brasil. Por isso, é sem a intenção de desmerecer o trabalho de Ionaldo que apresentarei a seguir vários dos “erros” de O Mundo dos Quadrinhos. Tratarei dos pequenos erros de impressão e revisão, até os que acho mais importantes, que são as informações erradas sobre a publicação das séries no Brasil. Não fiz uma conferência exaustiva de todas as datas em cada verbete, vou tratar apenas daquelas que identifiquei de memória. Alguns verbetes incluídos na lista abaixo não trazem erros propriamente, mas como Ionaldo tinha o costume de dar opiniões pessoais sobre alguns autores ou algumas séries, farei alguns comentários sobre isso. Este texto, que pretende corrigir informações de outro texto, pode incorrer no mesmo pecado, trazer outros erros a serem futuramente corrigidos por outras pessoas. A razão é que não pude consultar apenas fontes primárias, tive que consultar outras obras de referência e, portanto, ficar à mercê de erros que porventura trouxerem. Sempre que possível, consultei as revistas originais para confirmar dados, mas mesmo essas omitem informações importantes como data de publicação ou o copyright do material usado. Às vezes, nem expediente as revistas trazem. Espero, no entanto, que este encarte tenha alguma utilidade para os colecionadores que ainda usam o livro do Ionaldo como referência. O fanzine pode ser baixado gratuitamente no site da Marca de Fantasia em: http://marcadefantasia.com/.


CABAL 7 – CLODOALDO CRUZ
Grata surpresa que a chuva trouxe: "CABAL 7", do amigo Clodoaldo Cruz. Uma edição super especial, mais uma vez com capa dupla e que veio para aumentar a coleção... A verdade é que Clodoaldo vem evoluindo sua publicação a cada nova edição e as capas desta estão lindas. Primeira capa de Luiz Iório, o entrevistado desta edição, que nos brinda com muito conteúdo sobre sua trajetória no mundo dos quadrinhos nacionais; a capa dois, de Romão, mantém o padrão de seu trabalho, com qualidade e diversificação. HQs de Cat's City ("O RESSARCIMENTO", de Fernando Medalha e Nei Rodrigues; e "O ALVO", de Fernando Medalha e All Silva, sempre presentes no Cabal. Completam essa bela edição "SUPER ZUMBI", de Hélcio Rogério, "THANA", de All Silva; "FANTASIAS PERIGOSAS", de Airton Marcelino; "MIUDINS", de Sidney Falcão; "SENSIBILIDADE", de Joacy James; "O MESSIAS", do grande Márcio Sennes; "A PRISIONEIRA", de Luiz Iório. Ilustrações do mestre Julio Shimamoto, Carlos Reno e Luiz Iório no expediente. E o meu agradecimento especial ao amigo não somente pela edição de primeira, mas acima de tudo pela publicação da HQ "ENCONTRO AO ACASO", da Agente Laranja, com roteiro meu e ilustrações do Claudiney Dias. Meu amigo, parabéns pelo belo trabalho e votos de muitas outras edições, valo-rizando o quadrinho nacional!!! Recomendo com louvor a leitura... pedidos diretamente com o editor através do e-mail: zinecabal@gmail.com.

Contato: André Carim de Oliveira - Fanzine Múltiplo
Rua Vicente Celestino, 56 A – Bairro Santa Emília
Carangola – Minas Gerais – CEP: 36800-000
E-mail: andrecarim@outlook.com e k.rim.andre@gmail.com
Múltiplo, por uma HQ nacional cada dia mais forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário