sábado, 8 de abril de 2017

RESENHA DE ALBERTO DE SOUZA, BERALTO - MÚLTIPLO 6

ZINE MÚLTIPLO 6

Capa zine Múltiplo 6
Ao elencarmos as publicações de zine dedicados à nona arte da safra atual, não se pode deixar de fora a menção de destaque ao Múltiplo. André Carim, mineiro de Carangola, é um incansável editor que tem mantido uma regularidade mensal ao zine, às vezes incomum até mesmo para publicações comerciais.

Juvêncio Veloso um dos
entrevistados da edição, junto com
Gazy Andraus
Para companharmos tamanha produtividade de forma atualizada, nos propusemos a fazer uma leitura dinâmica e começarmos a comentar a publicação antes que saia a próxima edição.

O Múltiplo 6 apresenta 104 páginas de quadrinhos, entrevistas, enquetes e sessão de mensagens dos leitores, e, como o título do zine sugere, a proposta é eclética, apresentando váriados estilos e propostas criativas. Na presente edição os entrevistados são Juvêncio Veloso e Gazy Andraus, dois veteranos no meio zineiro, que revelam detalhes de seu processo criativo, sua paixão pelos quadrinhos e suas vivências no meio fanzineiro, profissional e pessoal. A novidade da edição é a entrevista colaborativa com perguntas enviadas por leitores aos entrevistados, interessante proposta que o editor pretende manter a partir desta edição.


HQ da Agente Laranja
Roteiro e Arte de Cayman
Cayman Moreira, versátil artista cearense, roteirizou e desenhou a HQ de abertura, trazendo a Agente Laranja, personagem criada pelo André Carim, cuja arte, com nítida influência da escola bonelliana, apresenta uma bela bela solução de arte-final à grafite. Completam o seleto time de colaboradores Omar Viñole, Salatheil Anacleto, Flavio Calazans, Edgar Guimarães, Orlando Costa, Wanderley Feliciano, Bira Dantas, Edgar Guimarães, Edgar Franco, Rafel e Watson Portela.


Watson Portela, mestre da HQB sempre apoiando os quadrinhos independentes.
Destacamos a HQ "Cérebro Canibal" que traz o grande mestre da HQB, Watson Portela, em parceria com seu filho Rafael, para matar a saudade dos fãs que admiram o genial veterano, recentemente completando 50 anos de carreira nos quadrinhos. Outra novidade é a republicação de uma HQ dos Trapalhões produzida na fase do Estúdio Ely Barbosa pelo trio Orlando/Bira/Wanderlei.

O Múltiplo tem adotado a estratégia de disponibilizar a versão online a cada mês, com a opção do leitor adquirir a versão física impressa sob demanda, solução que se ajusta bem ao entusiasmo e regularidade do faneditor André Carim.

Portanto, se você curte quadrinhos independentes e fanzines não deixe de conferir o Múltiplo, uma iniciativa oriunda da era pré-internet e que retornou, atualizando-se ao dispor de novas soluções de impressão e veiculação, trazendo uma publicação que agrada e agrega fãs e autores de HQ, sejam amadores ou profissionais e que tem seu trunfo na dedicação e paixão do editor/roteirista André Carim, incansável em promover uma excelente articulação junto à comunidade independente, tal como a edição do Múltiplo exclusiva de quadrinhistas mulheres que será lançada em breve.

Para acessar as edições do Múltiplo e adquirir os exemplares impressos acesse:

http://multiplozine.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/andrecarim
https://www.facebook.com/multiplosHQ2016/

Para acessar e ler online o Múltiplo 6:
https://pt.scribd.com/document/343603754/Multiplo-6-PDF#from_embed

Nenhum comentário:

Postar um comentário